FAZENDO AMOR NA TURQUIA

Um dia  de cultura e informação,
Assim foi meu dia ...
Meu lôbo me levou para ver como se faz uma cobertura fotografica.
Fui muito feliz, trajando uma confortavel calça boyfriend jeans claro, uma camiseta larga  e clara deixando meus ombros aparentes, calçei um tenis all star vermelho e uma bolsa saco a tiracolo.
o cabelo num rabo de cavalo baixo que permitia o uso do meu chapeu brechó.
Muito protetor solar na pele e  lá fui eu...excitadissima.
Lá fomos nós.
Era simplesmente uma exposição  ao ar livre sobre a Turquia.
Suas riquezas, cultura, personalidades e curiosidades...
Eram tantas informações que me deixavam enebriada, tonta , como se eu consumisse  uma garrafa inteira de Buyulubag Reserva Cabernet Sauvignon - 2005.

Meu lôbo não deixava a maquina fotografica descansar um minuto sequer...
eu não sabia se olhava para a exposição ou para ele.

Como podia ficar ainda mais bonito quando concentrado no trabalho.
Meu labios não conseguiam se cerrar.
Era muito encantamento , muita riqueza, muita informação.
Nunca havia imaginado ver este países desta forma.
A saudação na entrada :- Hos geldiniz (seja bem vindo).
A  tradição de um povo hospitaleiro
Que de acordo com a tradição Turca, um estranho à porta de casa é considerado um convidado de Deus e deve ser acomodado convenientemente.
E desta forma que somos recebidos na exposição, nos dando toda a atenção, num sorriso largo e franco.
O registro das informações são feitas minusiozamente pelas cameras.
Eu vou anotando e gravando tudo para que depois montemos o book.
E assim sigo :-

Há registros de que o primeiro assentamento urbano do mundo (Catalhöyük), foi construído no território onde hoje é a Turquia.
A Primeira pintura de uma paisagem foi encontrada nesta mesma cidade chamada Çatalhöyük.

O Rei Midas “aquele que segundo a lenda, tudo o que tocava transformava-se em ouro” viveu na cidade de Gordion na Turquia. Seus restos mortais encontram-se no Museu das Civilizações da Anatólia, em Ankara

Santa Bárbara, conhecida no Brasil também como Iansã, nasceu em Nicomédia, atual Izmit, na Turquia.

São Nicolau, (Papai Noel), nasceu e viveu como um bispo em Demre, na Turquia.

Homero escritor da Ilíada, nasceu em Izmir na costa oeste da Turquia.

Júlio César proferiu a sua famosa proclamação Veni Vidi Vici (chegar, ver e vencer) na Turquia depois de derrotar Pontus, um formidável reino na zona do Mar negro.

Leonardo Da Vinci desenhou projetos para uma ponte sobre o estreito do Bósforo. Seus projetos nunca chegaram a ser realizados, mas, hoje há 2 pontes que ligam a Ásia e a Europa
 

Parte da costa Sudoeste da Turquia foi um presente de casamento de Marco António à Cleópatra.

O Turco é 8° idioma mais falado no mundo.
A Turquia é a 17ª economia do Mundo.
A Turquia produz 70% das avelãs cultivadas no mundo.
A Turquia é a maior fabricante de eletrodomésticos da Europa.
A segunda maior construtora civil é Turca e construiu sozinha as ilhas palmeira em Dubai.

A tulipa é uma planta originária da Turquia, onde é conhecida por lale. Chamamos de tulipa porque ela se parece com um turbante cuja tradução em latim é tulbend. Ela foi introduzida na Holanda por Ghiselin de Busbecq da corte de Süleyman "O Magnífico".
O croissant, aquela delícia conhecida como especialidade francesa, surgiu em 1683 inspirado na lua da bandeira Turca. 

Foram os Turcos que introduziram o café na Europa.

Anatólia, parte Asiática da Turquia, produz vinho desde 4.000 a.C

O dia transcorreu com muita rapidez.

Já era noite quando finalmente encerramos todas as capturas.
Meu lôbo aparentemente cansado me olha e sorri...
Nossa, aquele sorriso me funcionou como um banho.
O simples toque de suas mãos me provocaram reações e emoções.
O toque de suas mãos me acenderam, fizeram meus olhos brilharem e ele percebeu.
E com a palma de suas mãos ele me tocou.
E num suspiro eu penso e desejo que ele vá alem deste toque.
E assim a noite se inicia, agora...sem hora para acabar.

http://www.portalturquia.com/

Comentários

Postagens mais visitadas