SOL , LUA e VINHO

Ontem no final da tarde arrumei minhas coisas e parti para a fazenda!
Cheguei tarde  da noite,  a lua clareava o pasto que nesta epoca do ano fica bem verde e o ar puro penetrava pelo pulmão deixando a respiração bem geladinha. A caseira  já me esperava preocupada por eu pegar a estrada tão tarde da noite. Foi logo dizendo que  as mulheres da cidade não tem medo de andar sozinhas a noite. E  logo  me abraçou de uma forma tão acolhedoura. Recolheu meus pertences e avisou que o quarto estava pronto me esperando. Fui dormir logo pois o dia seguinte  prometia e eu estava cansada da estrada solitaria.
Acordei numa bela manhã de sol, o relinchar do meu cavalo me encheu de alegria... abri a janela e lá estava ele.
Um lindo arabe branco com todo porte de um garanhão. O peão com um largo sorriso no rosto me dá o bom dia e vai dizendo que o cavalo estava  selado para corrermos a fazenda.
Tomo meu banho e me visto...calça jeans, bota de cano alto, perneiras, camisa branca  de algodão de manga comprida. Cabelo preso num rabo de cavalo. E desço para tomar o meu café...na mesa o cheiro do leite quentinho se misturava com o do café com bolo e frutas frescas colhidas no pomar. Os peões  , as mulheres e as crianças esperavam na varanda em frente a casa para me cumprimentar.
Cada qual contando seus casos e dando gargalhadas com as situações. As crianças  brincavam felizes ao mesmo tempo em que me olhavam com curiosidade
. Meu cavalo me chama, parecendo me reconhecer ao longe. Agora com meu chapéu e a taca na mão monto  no meu arabe  e parto pela estrada de terra.
Já passava das treze horas quando retornei para a casa grande, estava exausta...a tanto tempo não corria a fazenda desta forma. Almoçei um belo cordeiro assado e fui descansar na rede na varanda do meu quarto que me apontava a vista para  o lago de aguas escuras ferrosas. Adormeci...
Quando acordo posso apreciar um lindo por do sol se deitando sobre as águas do lago, os pássaros cortando o céu, os animais emitindos seus sons de recolher... de repente  um enorme calor começa  a subir em minhas veias, sinto minhas garras afiadas, o olfato aguçado...um uivar solitário vem em minha garganta. E me lembro das rosas...
Desço até a sala e me sirvo de uma taça de vinho rosé, coloco uma música suave  e vou para a varanda da frente da casa, me sento na cadeira de balanço e vejo a noite cair escura com uma lua  prateada  anunciando...


VINHOS

Quer seja um apreciador ou não, a verdade é que o vinho se tornou um verdadeiro símbolo de estilo e até de sex appeal. Um homem com conhecimentos sobre o vinho que bebe é alguém que é olhado com respeito e mesmo com admiração. Quer seja num jantar sensual partilhado com alguém, ou mesmo num jantar de negócios, saber apreciar um bom vinho é sempre certo de causar boa impressão. Sirva-se das nossas dicas para saber como ser um verdadeiro expert na arte de saborear um bom vinho e impressione.
  1. Olhe para o vinho especialmente à volta do copo. Movimentar um pouco o copo pode ajudar a ver melhor a cor do vinho a mudar, do centro para as extremidades. Segurar o copo em frente a um fundo branco, como uma parede, é outra boa maneira de ver a verdadeira cor do vinho. Procure observar a cor do vinho bem como a sua claridade. Os vinhos brancos tornam-se mais escuros quanto maior a sua idade; o vinho tinto perde a sua cor avermelhada tornando-se numa cor mais escura e forte, um pouco mais acastanhada, deixando por vezes até um pouco de sedimento no fundo da garrafa. Esta altura é uma boa altura para cheirar o vinho e verificar os odores, que podem indicar que o vinho está estragado.
  2. Gire o vinho no copo. Isto serve para misturar o oxigénio com o vinho, que irá suavizar os taninos (sabores da casca da uva) de um vinho jovem. Também deve espalhar o vinho na superfície do copo, para que o álcool do vinho evapore um pouco.
  3. Enquanto estiver a girar o vinho no copo, repare na viscosidade do vinho, note como o vinho escorre na superfície do copo. Os vinhos mais viscosos dizem-se vinhos com “pernas”, e são normalmente mais alcoólicos.
  4. Cheire o vinho. Inicialmente deve segurar o copo um pouco distanciado do nariz. Depois deve colocar o nariz um pouco dentro do copo, e verificar o que é que o cheiro lhe diz.
  5. Dê um gole no vinho, mas não engula já. Role o vinho na boca, expondo-o a todas as papilas gustativas. Faça isto durante alguns segundos antes de o engolir dando tempo para pensar nos sabores que está a experimentar. Inspire pelo nariz enquanto movimenta o vinho na boca. Isto aumenta o sabor do vinho.
  6. Tome outro gole, mas desta vez induza ar no mesmo. Sorva o vinho (sem fazer barulho). Note as diferenças subtis entre o sabor e a textura.
  7. Note o sabor final que resta na boca quando engole o vinho. Quanto tempo dura esta sabor? Gosta do sabor?
  8. Os vinhos têm 4 componentes básicos: sabor, taninos, álcool e acidez. Muitos enólogos crêem que um bom vinho deve ter um bom balanço destas quatro características. A idade e a decantação suavizam os taninos. A acidez suaviza com a idade de um vinho. O sabor frutado aumenta e decresce durante a vida de um vinho. O álcool mantém-se o mesmo. A junção destes factores contribui para saber quando deve beber ou decantar um vinho.
  9. Fica aqui uma lista de sabores encontrados nas mais comuns variedades de vinhos:
      • Cabernet – frutos escuros, especiarias verdes
      • Touriga – aromas florais, ameixa
      • Merlot –frutos negros, especirias verdes, floral
      • Zinfandel - frutos escuros (often jammy), especiarias negras
      • Syrah – frutos negros, especiarias negras.
      • Pinot Noir – frutos vermelhos, floral, ervas
      • Chardonnay –Maçã, pêra, pêssego
      • Sauvignon Blanc – Uvas, lima, melão
O envelhecimento em carvalho causa ao vinho um sabor abaunilhado ou sabor a frutos secos.
  1. Não se esqueça se estiver a servir o vinho, deve de o servir no copo correcto. Os copos mais largos são para os vinhos tintos, e os mais pequenos e estreitos são para os vinhos brancos.
  2. Antes de mais, faça experiências com diferentes alimentos acompanhados com um tipo de vinho e compare a mudança de sabores que os alimentos provocam quando misturados com o vinho. Com os vinhos tintos experimente queijos de boa qualidade, chocolate e bagas. Com vinho branco experimente maçãs, peras e frutos citrinos. Combinar o vinho com certos alimentos é mais complicado do que vinho tinto com “carne” e vinho branco com peixe. Sinta-se livre de beber o vinho que desejar com o tipo de comida que quiser, mas lembre-se que uma combinação perfeita dá muito mais prazer que uma menos perfeita.
  3. Se estiver a servir o vinho em sua casa, saiba que a maioria do vinho depois de aberto não dura mais do que um par de dias; o vinho tornar-se-á em vinagre, tornando o vinho não bebível.
http://cromossomay.com/

Comentários

  1. Parabéns! um lindo texto, emocionante e informativo ao mesmo tempo, me emocionei com a historia da fazenda com o lago e seu por do sol...
    lembrei de algo que me aconteceu e foi bem parecido, me encontrei nessa historia, bons tempos!
    Também a informação sobre vinhos, lembrei quando eu fiz um curso sobre conhecimentos em vinhos um episódio muito bonito que me aconteceu, além de aprender sobre vinhos e seus deliciosos aromas, a pessoa quem me ensinou o Expert em vinhos foi o meu grande amor, tivemos longos e deliciosos jantares românticos regados com muito vinhos e muito amor! Tempos que ficaram eternizados para sempre dentro do coração.
    Obrigada querida Eunice por compartilhar essa maravilha de texto! beijos em seu coração.
    carinhosamente Rosangela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas