O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Hoje eu acordei...Hoje eu acordei...
Hoje eu acordei com o coração aos pulos no peito,
um misto de jazz e blues..
levantei-me bem devagar e no ritmo do piano caminhei...caminhei ...caminhei.
Camisola na mão rodopiei....balançando o corpo a lançei .
Para  a frente do espelho caminhei...caminhei...caminhei.
No ritmo do jazz e blues eu dançei.
E assim eu começo uma nova história, a história da lôba que de tanto ser chamada DESPERTOU!
Acordou para a vida , acordou para viver!
Agora sem algemas, sem grades, sem coleiras,sem prisão!
A lôba eu...para quem não me conhece, não vai se surpreender!
No som do blues e o do jazz começo a minha transformação.
Após um belo banho me enxugo com uma toalha felpuda...minha pele está cada dia mais suave, e meu instinto mais aguçado...
No closet escolho minha roupa - uma pantalona de seda pantera delineia minhas curvas, uma blusa cashlook caramelo com decote em V deixa a mostra a linha de meus seios. Braceletes de marfim enfeitam meus braços, uma plataforma nos pés.
Cabelo solto caido sobre os ombros, uma maquiagem leve dando destaque  aos lábios vermelho opaco.
Meus inseparáveis óculos escuros. Estou pronta.
Na cozinha a empregada me avisa, suas flores já chegaram  ao mesmo tempo em que me olha da cabeça aos pés  e comenta, a senhora está diferente?!
Me sirva bacon com ovos e um copo de leite.
Me levando e vou conferir minhas flores, hoje com um cartão postando somente a dedicatória :- A Lôba!
Pego uma rosa  e após uma longa aspirada  prendo-a no cabelo.
Volto para cozinha e devoro o meu café ....estou faminta.
Vou sair!  Aviso a empregada, que me pergunta :
- O que vai fazer?
Não respondo, somente saío.

PS:- as rosas eram vermelhas.



Biografia  de Nina Simone

 Juventude (1933-1954) Simone nasceu Eunice Kathleen Waymon em Tryon, Carolina do Norte. O sexto dos oito filhos de uma família pobre, começou a tocar piano aos três anos, a primeira música que aprendeu foi "Deus esteja com você, Till We Meet Again". Demonstrando um talento com o instrumento, tocou em sua igreja local, mas a sua estreia em concerto, um recital clássico, que foi dado quando ela tinha doze anos. Simone alegou mais tarde que durante este desempenho de seus pais, que tinham tomado assento na primeira fila, foram forçados a ir para o fundo da sala para abrir caminho para as pessoas brancas. Simone disse que se recusou a jogar até que seus pais foram levados de volta para a frente, [8] [9] e que o incidente contribuiu para a sua posterior participação no movimento dos direitos civis.mãe de Simone, Mary Kate Waymon (que viveu em seu 90s atrasado), era um pastor metodista rigorosa e empregada doméstica. pai de Simone, João Divino Waymon, era um trabalhador braçal que ao mesmo tempo proprietário de uma empresa de limpeza a seco, mas que também sofreu ataques de saúde. empregador Mary Kate, a audição do talento de Nina, forneceu fundos para as aulas de piano. [10] Em seguida, um fundo local foi criado para auxiliar na formação continuada de Simone. Com o auxílio deste dinheiro da bolsa, ela cursou o ensino médio.Após terminar o colegial, ela tinha estudado para uma entrevista com a ajuda de um professor particular para estudar piano ainda no Instituto Curtis, mas ela foi rejeitada. Simone acredita que esta rejeição está relacionada diretamente a ela ser negra. [11] Simone então se mudou para New York, onde estudou na Juilliard School of Music. O sucesso inicial (1954-1959) para financiar suas aulas particulares, Simone realizado no Bar & Grill, em Midtown Pacific Avenue, em Atlantic City, cujo proprietário insistiu em que ela canta, assim como tocar piano. Em 1954 ela adotou o nome artístico de Nina Simone. "Nina" (de Nina, que significa "menina" em espanhol) era um apelido de um namorado tinha dado a ela, e "Simone" foi tirada da atriz francesa Simone Signoret, a quem ela tinha visto no filme, Casque d'or . mistura [12] Simone de jazz, blues e música clássica em suas performances no bar ela ganhou um pequeno, mas a base de fãs leais, [13].Em 1958, fez amizade e se casou com um beatnik que trabalhava como camelô de feiras, Don Ross, mas rapidamente se arrependeu do casamento. [14] Depois de tocar em pequenos clubes, em 1958 ela gravou uma versão de George Gershwin, "I Loves You Porgy" ( de Porgy and Bess), que ela aprendeu com um álbum de Billie Holiday e executado como um favor a um amigo. Tornou-se o seu topo da Billboard apenas 40 sucesso nos Estados Unidos, e seu primeiro álbum, Little Girl Blue logo em seguida em Bethlehem Records. Simone ficou de fora em mais de um milhão de dólares em royalties (principalmente por causa do sucesso re-lançamento de "My Baby Just Cares for Me", durante a década de 1980) e nunca se beneficiou financeiramente do álbum, porque ela tinha vendido os seus direitos a ela para $ 3.000 [15]. Tornando-se popular (1959-1964) Depois do sucesso de Little Girl Blue, Simone assinou um contrato com a empresa de maior dimensão, Colpix Records, e uma série de estúdio e álbuns ao vivo seguido. Colpix abandonou todo o controle criativo para ela, incluindo a escolha do material que seria gravado, em troca de sua assinatura do contrato com eles. Neste ponto, Simone só executou a música popular para ganhar dinheiro para continuar seus estudos de música clássica e ela foi ousada com sua necessidade de controle sobre sua música, porque ela era indiferente em ter um contrato de gravação. Manteve esta atitude para com a indústria fonográfica para a maioria de sua carreira [16].Simone casou com um detetive da polícia de Nova York, Andrew Stroud, em 1961;. Stroud e mais tarde se tornou seu empresário [17] era dos direitos civis (1964-1974)Este desenho retrata Simone em meados dos anos sessenta, o ponto alto de sua carreira comercial. Seu estilo de cabelo, um black power, e emotivo, expressão um pouco agressivos são ilustrativos de sua personagem na time.During 1964, ela mudou distribuidores de registro, a partir do Colpix americana à holandesa Philips, que também significou uma mudança no conteúdo de sua gravações. Simone sempre incluiu músicas em seu repertório que se basearam as suas origens Africano-americanos (como "Brown Baby" e "Zungo" na Nina na porta da vila durante 1962). Em seu álbum de estréia para a Philips, Nina Simone In Concert (gravação ao vivo de 1964), no entanto, Simone, pela primeira vez abertamente dirigida a desigualdade racial que prevaleceu nos Estados Unidos com a canção "Mississippi Goddamn". A canção foi a sua resposta ao assassinato de Medgar Evers eo bombardeio de uma igreja em Birmingham, Alabama, que matou quatro crianças negras. A canção foi lançada como single, e foi boicotado em alguns estados do sul. [18] [19] Com "Old Jim Crow", no mesmo álbum, ela reagiu às leis de Jim Crow.A partir de então, uma mensagem de direitos civis era padrão no repertório de Simone de gravação, como já havia se tornado uma parte de suas performances ao vivo. Simone realizados e falou em muitas reuniões de direitos civis, como a Selma de marchas Montgomery [20]. Simone defendeu uma revolução violenta durante o período dos direitos civis, ao invés de uma abordagem não-violenta de Martin Luther King [21], e ela esperava que Africano Os americanos puderam, por luta armada, forma um estado separado. Simone não era racista, porém, e ela escreveu em sua autobiografia que sua família e ela considerava todas as raças são iguais [22].Ela faz uma participação de Billie Holiday "Strange Fruit" na capa do Pastel Blues (1965)). É uma canção sobre o linchamento de negros no sul do país. Ela também cantou o poema W. Cuney "Imagens" na Let It All Out (1966), sobre a ausência de orgulho, viu entre as mulheres Africano-Americano. Simone escreveu "Quatro Mulheres", uma canção sobre quatro diferentes estereótipos de mulheres Africano-Americano, [18] e incluiu a gravação de seu Wild é o álbum de Vento, em 1966.Simone mudou da Philips para a RCA Victor em 1967. Ela cantou "Backlash Blues", escrito por seu amigo Langston Hughes, em seu álbum RCA primeiro, Nina Simone Sings The Blues (1967). Em Silk & Soul (1967), ela gravou Billy Taylor, "I Wish I Knew How It Would Feel to Be Free" e "Turning Point". O álbum, Nuff Said (1968), contém gravações ao vivo da música Westbury Feira, 07 de abril de 1968, três dias após o assassinato de Martin Luther King, Jr. Dedicou toda a performance dele e cantou "Por quê? (O Rei Of Love Is Dead) ", uma canção escrita por seu baixista, Gene Taylor, logo após a notícia da morte do rei chegou-los [23].Juntamente com o Weldon Irvine, Simone voltou jogo inacabado do falecido Lorraine Hansberry "To Be Young, Gifted, and Black" em uma canção dos direitos civis. Lorraine Hansberry tinha sido um amigo pessoal a quem Simone creditado em cultivar sua consciência social e política. Ela cantou a música ao vivo do álbum Black Gold (1970). Um estúdio de gravação foi lançada como single, e interpretações da música ter sido gravada por Aretha Franklin (1972 em sua Young, Gifted and Black Album) e Donny Hathaway. [18] [22] Final da vida (1974-2003) Simone deixou os Estados Unidos em setembro de 1970, que voem para Barbados e esperando o marido e empresário, Stroud, para se comunicar com ela quando ela teve que realizar novamente. Stroud interpretado súbito desaparecimento de Simone e do fato de que ela havia deixado para trás seu anel de casamento, no entanto, como uma indicação de um desejo para um divórcio. Como seu gerente, Stroud ficou a cargo de renda de Simone.Quando Simone voltou para os Estados Unidos descobriu que tinha um mandado emitido de prisão por impostos não pagos (como um protesto contra o envolvimento de seu país com a Guerra do Vietnã em 1971-1973), fazendo com que ela volte para Barbados novamente para fugir das autoridades e acção penal [24]. Simone esteve em Barbados por algum tempo e ela teve um caso longo com o primeiro-ministro, Errol Barrow. [25] [26] Um amigo próximo, a cantora Miriam Makeba, em seguida, convenceu-a a ir para a Libéria. Depois que ela viveu na Suíça e na Holanda, antes de se fixar em França durante 1992.Ela gravou seu último álbum para a RCA Records, sendo consumado, durante 1974. Simone não fez outro registro, até 1978, quando foi convencido a ir para o estúdio de gravação pela CTI Records proprietário Creed Taylor. O resultado foi o álbum de Baltimore, que, apesar de não ser um sucesso comercial, obteve boas críticas e marcou um renascimento tranquila artística na saída de Simone de gravação. [27] Sua escolha do material retido seu ecletismo, que vão desde canções espirituais para Hall & Oates ' "Rich Girl". Quatro anos depois, Simone registrados forrageiras em minhas asas em um selo francês. Durante a década de 1980 Simone realizada regularmente no clube de jazz Ronnie Scott's em Londres, onde o álbum Live at Ronnie Scott's foi gravado em 1984. Apesar de seu estilo em estágio inicial pode ser um pouco arrogante e distante, anos mais tarde, Simone parecia gostar particularmente envolvendo seu público, por vezes, contando anedotas humor relacionados com a sua carreira e da música e de pedidos solicitando. Em 1987, a gravação original de 1958 de "My Baby Just Cares For Me" foi usada em um comercial de perfume Chanel No. 5 no Reino Unido. Isto levou a um re-lançamento da gravação, que atacou a número 5 no UK Singles Chart dando-lhe um breve surto de popularidade no Reino Unido. Sua autobiografia, eu coloquei um feitiço em você, foi publicado em 1992. Ela gravou seu último álbum, uma mulher solteira, em 1993.Em 1993, Simone se estabeleceu perto de Aix-en-Provence, no sul da França. Ela tinha estado doente com cancro da mama por vários anos antes de morrer em seu sono em sua casa em Carry-le-Rouet, Bouches-du-Rhône em 21 de abril de 2003. Seu funeral foi assistido por cantores Miriam Makeba e Patti Labelle, poeta Sonia Sanchez, o ator Ossie Davis, e centenas de outros. Elton John enviou uma coroa de flores com a mensagem "Você foi o maior e eu te amo" [28]. Simone cinzas foram espalhadas em vários países Africano. Ela deixou uma filha, Lisa Celeste Stroud, uma atriz e cantora, que assumiu o nome artístico, Simone, e já apareceu na Broadway em Aida [29]. Estilo Musical 
 Simone standardsThroughout sua carreira, Simone reuniu uma coleção de canções que se tornariam padrões em seu repertório (além das canções dos direitos civis). Estas canções foram escritas auto-tunes, homenagens a obras de outros com um novo arranjo de Simone, ou as canções escritas especialmente para Simone. Sua primeira música hit nos Estados Unidos foi a sua interpretação de George Gershwin "I Loves You, Porgy" (1958). Ele chegou ao número 18 na parada de singles pop e número 2 na parada de singles preto. [30] Durante esse mesmo período, Simone gravou "My Baby Just Cares for Me", que se tornaria seu maior sucesso anos mais tarde, em 1987, quando foi apresentado em um Chanel n º 5 perfume comercial na televisão. Um vídeo da música foi criada pela Aardman Studios para o comercial [31].canções bem conhecidas de seus álbuns Philips incluem "Don't Let Me Be Misunderstood", na Broadway-Blues-Ballads (1964), "Eu coloquei um feitiço em você", "Ne Me Quitte Pas" (uma versão de uma canção de Jacques Brel ) e "Feeling Good", na I Put A Spell On You (1965), "Lilac Wine" e "Wild Is the Wind" na Selvagem é o Vento Levou (1966) [32]. Especialmente as canções "Don't Let Me Be (mais notavelmente uma versão da música antiga por The Animals) Misunderstood "," Feeling Good ", e" Sinnerman "(Pastel Blues, 1965) têm grande popularidade hoje em termos de regravações, o uso da amostra, e seu uso em trilhas sonoras para vários filmes, séries de TV e jogos de vídeo. "Sinnerman", em particular, tem sido destaque na série de TV Scrubs, em filmes como The Thomas Crown Affair, Miami Vice e Inland Empire, e recolhidos por meio de artistas como Talib Kweli e Timbaland. A música "Don't Let Me Be Misunderstood", foi recolhido pelo Devo Springsteen em "Misunderstood", do álbum de Common Finding Forever de 2007, e pouco conhecida dos produtores e Rodnae Mousa para a canção "Don't Get It" sobre Lil Wayne em 2008 álbum Tha Carter III. A canção "See-Line Woman" foi amostrado por Kanye West para "Bad News" em seu álbum 808s and Heartbreak.anos de Simone na RCA-Victor gerado uma série de singles e canções do álbum que eram muito populares, especialmente na Europa. Em 1968, foi "Ain't Got No, I Got Life", um medley do musical Hair, do álbum 'Nuff Said! (1968), que se tornou um hit surpresa para Simone, alcançando o número 2 nas paradas do Reino Unido e apresentá-la a um público mais jovem. [33] Em 2006, ele retornou ao Top 30 do Reino Unido em uma versão remixada por Groovefinder. O single seguinte, a entrega dos Bee Gees "de" To Love Somebody ", também alcançou o top 10 britânico em 1969. "House of the Rising Sun" foi apresentado na Nina Simone Sings The Blues, em 1967, mas Simone havia gravado a música em 1961 e foi apresentado na Nina At The Village Gate (1962), as versões anteriores por Dave Van Ronk e Bob Dylan [34]. [35] Mais tarde, foi pego pelos animais e tornou-se uma assinatura de sucesso para eles.[Editar] tendo styleSimone Performing e presença de palco ganhou-lhe o título de "Alta Sacerdotisa do Soul". [Carece de fontes?] Ela era uma pianista, cantor e performer, "separadamente e simultaneamente" [17]. No palco, Simone passou de gospel para o blues, jazz e folk, para números com um estilo clássico europeu, e fugas de Bach contraponto ao estilo. Ela incorporou monólogos e diálogos com o público no programa, e freqüentemente usado o silêncio como elemento musical [36]. Simone comparou a "hipnose em massa. Eu uso o tempo todo" [22]. Durante a maior parte de sua vida e de gravação carreira, ela foi acompanhada pelo percussionista Leopoldo Fleming eo guitarrista e diretor musical Al Schackman [37].Simone tinha uma reputação na indústria da música para sua volatilidade. Em 1995, ela disparou e feriu filho do seu vizinho com uma pistola pneumática após seu riso perturbado a sua concentração. [38] Ela também disparou uma arma para um executivo de gravadora a quem acusou de "royalties" roubando. [39] Segundo um biógrafo, Simone tomou medicação para uma condição de meados da década de 1960. [40] Tudo isso só foi conhecido por um pequeno grupo de amigos íntimos, e mantidos fora da vista do público por muitos anos, até a biografia Break Down And Let It All Out escrita por Sylvia Hampton e David Nathan fez esta revelação em 2004, depois de sua morte.[Editar] Legado e influência [editar] MusicMusicians que Simone citou como importante para a sua própria formação musical inclui Van Morrison, Christina Aguilera, Elkie Brooks, Talib Kweli, Mos Def, Kanye West, John Legend, Elizabeth Fraser, Cat Stevens, Peter Gabriel, Cedric Bixler-Zavala, Mary J. Blige, Michael Gira, Angela McCluskey, Lauryn Hill, Babatunde Patrice, Alicia Keys, Ian MacKaye, Kerry Brothers, Jr. "Krucial", Amanda Palmer, e Jeff Buckley. [18] [ 41] [42] [43] John Lennon já a versão de Simone de "Eu coloquei um feitiço em você" como fonte de inspiração para a canção dos Beatles "Michelle" [43]. músicos que cobriram seu trabalho (ou suas interpretações específicas de canções) incluem Black Rock Coalition, Orquestra J. Viewz, Carola, Aretha Franklin, Janis Joplin, Marilyn Manson, Donny Hathaway, David Bowie, Elkie Brooks, Roberta Flack, Jeff Buckley, The Animals, Shivaree (banda), Ambrosia Parsley, Muse , Cat Power, Katie Melua, Timbaland, Feist, Shara Worden, Wayne, Lil comum, e Michael Bublé. música Simone tem sido destaque em bandas sonoras de vários filmes, e jogos de vídeo, incluindo mas não limitado a, O Grande Lebowski (1998), Point of No Return (AKA The Assassin, 1993), Notting Hill (1999), Um Domingo Qualquer ( 1999), The Thomas Crown Affair (1999), Six Feet Under (2001), The Dancer Upstairs (filme) (2002), Antes do Anoitecer (2004), celular (2004), Inland Empire (2006), Sex and the City ( 2008), O Mundo Invisível (2008), Revolutionary Road (2008), Watchmen (2009), The Saboteur (2009), Repo Men (2010). Freqüentemente suas músicas são usadas em remixes, comerciais e séries de TV. documentário FilmThe Nina Simone: La Legende (The Legend) foi feita na década de 1990 por cineastas franceses [22], baseado em sua autobiografia, I Put A Spell On You. Ele apresenta imagens ao vivo de diferentes períodos de sua carreira, entrevistas com amigos e família, várias entrevistas com Simone então a viver na Holanda, e durante uma viagem à sua terra natal. Uma porção de imagens de The Legend foi tirada de um documentário de 26 minutos mais cedo biográficos por Peter Rodis, lançado em 1969 e intitulado simplesmente, Nina [44].Sua performance filmada 1976 no Montreux Jazz Festival está disponível no vídeo cortesia da Eagle Rock Entertainment, e é exibido anualmente na cidade de Nova York em um evento chamado "The Rise and Fall of Nina Simone: Montreux de 1976," que é curadoria de Tom Blunt [45].Planos para um filme de Nina Simone biográficos foram divulgados no final de 2005, que será baseado na autobiografia de Simone I Put A Spell On You (1992) e se concentrar em seu relacionamento na vida adulta com sua assistente, Clifton Henderson, que morreu em 2006 . roteirista de TV Cynthia Mort (Will & Grace, Roseanne) está trabalhando no roteiro, ea cantora Mary J. Blige vai interpretar o papel principal. Lançamento do filme está prevista para 2012 [46].Sua música foi usada no show S4C, "Alys", em 2010.Uma canção cantada por Nina Simone no seu álbum de 1970 ao vivo, Black Gold, é usado no filme The Dancer Upstairs.No filme, Point of No Return, o protagonista escolhe "Nina" como seu codinome em homenagem a Simone, artista preferido de sua mãe musicais, bem como seus próprios. música de Simone aparece com destaque no filme. HonorsOn Human Kindness Day 1974, em Washington, DC, mais de 10.000 pessoas prestaram homenagem à Nina Simone [47] [48]. Simone recebeu dois diplomas honorários em música e humanidades, da Universidade de Massachusetts e Malcolm X Colégio. [ 49] Ela preferia ser chamado de "Dr. Nina Simone" depois destas honrarias foram concedidos a ela. [50] Apenas dois dias antes de sua morte, Simone recebeu um diploma honorário do Instituto Curtis, a escola de música que tinha se recusado a admitir ela como um estudante no início de sua carreira [51].

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